Como foi anunciado anteriormente no Facebook, foram guardadas senhas de usuários do Instagram em texto puro, comprometendo a segurança das contas dos usuários. Ou seja, as senhas foram guardadas sem criptografia e ficaram expostas dentro da empresa.
De acordo com a divulgação do Facebook, as senhas ficaram expostas, porém não ouve nenhum tipo de vazamento. Vale ressaltar também que, houve uma averiguação a respeito, que constatou que nenhuma senha foi utilizada de forma indevida. Entretanto, os usuários afetados pelo problema serão avisados e orientados a mudar de senha.
A partir da divulgação o que se pode entender é que, o problema foi muito mais grave do que eles imaginaram, quando divulgaram a informação para os usuários em março.
Em janeiro quando o problema ocorreu, foi informado que afetou até 600 milhões de usuários no Facebook. A descoberta foi feita por engenheiros de segurança da rede, e a partir dai foi criada uma força-tarefa, para identificar os lugares em que a exposição das senhas estava ocorrendo. A divulgação oficial foi realizada em março para o público.
E os usuários afetados receberam a seguinte notificação:
- altere sua senha do Facebook e Instagram;
- não reutilize senhas em diferentes serviços;
- use senhas fortes e complexas para todas as suas contas, contando com a ajuda de gerenciadores de senhas;
- ative a autenticação de dois fatores ou use uma chave de segurança.
O Facebook no entanto, não tem como habito guardar senhas em texto puro. Ele utiliza um algoritmo scrypy para mada-lá para uma sequência aleatória de caracteres. Além de usar algoritmos para evitar a invasão de contas.
Continue acessando o nosso blog para mais noticias!
Fonte: tecnoblog
Imagem: Google