A proibição dos pedestres que olham telefones celulares ou mensagens de texto enquanto atravessam a rua entrará em vigor na maior cidade do Havaí no final de outubro, se tornando a primeira região dos EUA a aprovar essa legislação, que tem como objetivo reduzir lesões e mortes por “caminhadas distraídas”.
A proibição veio como tentativa de proteger os “zumbis de smartphones”, que muitas vezes atravessam a rua e não tiram os olhos do celular. A partir de 25 de outubro, os pedestres de Honolulu podem ser multados entre US$ 15 e US$ 99, dependendo do número de vezes que a polícia os pegar olhando para um telefone ou tablet enquanto atravessam a rua.
“Mantivemos a desafortunada distinção de ser uma cidade importante com mais pedestres sendo atingidos em cruzeiros, particularmente nossos idosos, do que quase qualquer outra cidade do município”, disse Caldwell. Caldwell assinou a legislação na quinta-feira depois que foi aprovada em um voto de 7-2 pelo conselho da cidade no início deste mês. As pessoas que fazem chamadas para emergência estão isentas da proibição.
Mais de 11 mil feridos resultaram de distração relacionada ao telefone ao caminhar nos Estados Unidos entre 2000 e 2011, de acordo com um estudo da Universidade de Maryland publicado em 2015.
Fonte: TM
Foto: Google