Será que tudo o que falam sobre as baterias é verdade? Separamos 4 afirmações clássicas que deixam os usuários de eletrônicos com uma pulga atrás da orelha.
1 – “Baterias atuais não viciam”
Verdade. Antigamente as baterias de celulares, notebooks e câmeras eram feitas de níquel-cádmio e tinham o efeito de “memória de carregamento”. Logo, precisavam de recarga antes mesmo de zerarem sua energia. Atualmente, as baterias são compostas por íons de lítio e o antigo efeito foi extinto.
2 – “Carregador universal estraga a bateria”
Mito. Essa é uma meia verdade. Alguns carregadores podem conduzir corrente elétrica além do que a bateria necessita, o que acaba superaquecendo o aparelho. A voltagem e a amperagem dos carregadores devem ser compatíveis com a bateria.
3 – “Carregador veicular estraga a bateria”
Verdade. O motor do carro fica localizado perto da entrada do carregador veicular. O calor liberado pelo motor pode esquentar o celular e danificar a bateria, prejudicando sua capacidade de armazenamento de energia.
4 – “O modo avião ajuda a carregar a bateria mais rápido”
Verdade. Para que a função “modo avião” seja habilitada, a rede do aparelho celular é desligada. Assim, sem a internet e os aplicativos, o celular acaba fazendo menos esforço e carregando a bateria mais rápido.
Fonte: TT
Imagem: Google