Com novo recurso capaz de indicar direções, dispositivos que usam Bluetooth para rastreamento devem ficar muito mais eficientes
O Bluetooth 5.1 é a nova versão da tecnologia que vai permitir serviços de localização mais eficientes, com precisão de centímetros. A novidade foi anunciada na segunda-feira (28) pelo SIG, organização responsável pelo desenvolvimento do padrão, e já está disponível para desenvolvedores. O Bluetooth é uma das maneiras mais populares de conectar equipamentos sem fio a curta distância e está presente em vários aparelhos de rastreamento, como tags de localização de objetos, rastreadores de animais e beacons.
Para quem não sabe o bluetooth é um protocolo padrão de comunicação primariamente projetado para baixo consumo de energia com baixo alcance, (dependendo da potência: 1 metro, 10 metros, 100 metros) baseado em microchips transmissores de baixo custo em cada dispositivo.
Atualmente, os artefatos que utilizam o Bluetooth para fins de localização costumam se dividir em duas categorias. As soluções de proximidade buscam entender quando dois aparelhos estão próximos e qual é, aproximadamente, a distância entre eles. Já os sistemas de posicionamento usam a conexão para definir a localização física de um dispositivo com precisão de metros. Os dois tipos poderão se aproveitar da nova capacidade de encontrar direções para melhorar suas performances.
Além de aprimorar os rastreadores de uso pessoal, a novidade deve ser útil para comércios e indústrias. As empresas poderiam, por exemplo, usar o Bluetooth para localizar itens em prateleiras ou para facilitar a navegação em espaços internos, como supermercados, aeroportos e museus. “Os serviços de localização são uma das áreas da tecnologia Bluetooth que mais crescem, e estão previstos para atingir mais de 400 milhões de produtos por ano até 2022”, afirmou o diretor executivo do SIG, Mark Powell.
Fonte: Tech Tudo
[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]