Um dos sintomas de que a temperatura está saindo do controle são pequenas travadas durante a diversão. Por conta desses fatores, é importante ficar por dentro de dicas e boas práticas para aumentar a eficiência do seu computador e evitar o aquecimento excessivo.
Mantenha o gabinete fechado
Em geral, gabinetes de qualidade são cuidadosamente desenhados para garantirem uma boa circulação de ar quando fechados. O objetivo é que ventoinhas e exaustores façam seu trabalho com maior eficiência, ou seja, os componentes puxam o ar frio das partes mais baixas da CPU e liberam o ar quente pelas saídas mais altas.
Use ferramentas de monitoramento
Diferentes sistemas operacionais e fabricantes terão ferramentas distintas, mas há alguns softwares gratuitos universais, como o AIDA64. O aplicativo permite mapear as temperaturas de todo o computador, com leituras de cada um dos sensores térmicos atualizadas a cada segundo. Além disso, a ferramenta pode salvar registros para que você tenha uma ideia se uma sucessão de desligamentos e travamentos misteriosos estão sendo provocados pela temperatura.
Considere uma boa pasta térmica
Embora existam alguns mitos a respeito do composto, é inegável que uma boa pasta térmica contribui positivamente para baixar a temperatura em alguns graus. Os ganhos podem ser ainda mais expressivos caso a pasta que está instalada nos componentes do seu computador já tenha alguns anos de vida. Com a ação do calor, o composto vai ressecando e tende a perder a eficiência.
Considere investir em um cooler de qualidade para a CPU
Além das precauções anteriores, que podem ser consideradas dicas de manutenção preventiva, você pode pensar em colocar a mão no bolso para combater o calor excessivo. Nesse sentido, há soluções para todos os gostos e preços: você pode comprar uma ventoinha específica de 120 mm para usar como exaustora do seu gabinete, caso ele já não possua uma.
Fonte: tt