Lente com abertura variável capta 30% mais luz que a do Galaxy S8.
lançamento do Galaxy S9 ocorre neste domingo (25), com direito a novidades principalmente na câmera e no áudio do celular, que agora roda Android 8 (Oreo). O smartphone em tamanho regular tem tela de 5,8 polegadas, enquanto o Galaxy S9 Plus oferece 6,2 polegadas para acessar redes sociais e ver vídeos na internet. O principal destaque é a câmera com abertura dupla. Por ora, o preço segue sendo um mistério. O produto chega aos Estados Unidos em 16 de março.
O gerente da divisão de dispositivos móveis, Renato Citrini, antecipou ao TechTudoque o áudio turbinado é uma das principais apostas da Samsung para a geração 2018 dos smartphones. Para tanto, os engenheiros sul-coreanos adicionaram Bluetooth 5.0. Além disso, a fabricante voltará a usar processador da Qualcomm no modelo vendido que será vendido no Brasil.
Segundo Citrini, o BT 5.0 aumenta a distância que o telefone pode ficar do fone de ouvido wireless. Ela pode ser de até 40 metros, enquanto o BT 4.0 normalmente fica na casa dos 15 metros. Também há incremento na velocidade de transmissão dos dados.
O processador Snapdragon 845, criado pela Qualcomm, estará presente no Galaxy S9 que será vendido no Brasil. Depois de anos investindo nos chips Exynos, de fabricação própria, a companhia volta a usar um processador de grife no mercado nacional. A geração mais recente do Snapdragon tem 8 núcleos e conta com um modem que acessa internet em redes mais velozes, como o 4G Plus, e em tese pode bater 1,2 Gb/s – embora não exista nenhuma operadora de telefonia com tal capacidade.
A câmera do S9 foi “reimaginada”, conforme a Samsung gosta de reforçar em todo o material de comunicação. Ela permanece fazendo fotografias com 12 megapixels, mas dessa vez a abertura é variável: vai de f/2.4 a f/1.5. Na prática, isso significa que o usuário conta com uma tecnologia frequentemente encontrada em câmeras profissionais capazes de se adaptar melhor às condições de luminosidade. Há aumento de 30% na captação de luz se comparado com o Galaxy S8, do ano passado.
A edição Plus repete o dual camera visto pela primeira vez no Galaxy Note 8, quando consideramos somente produtos da Samsung. A grande angular consegue enquadrar uma parcela maior da paisagem ou um número maior de pessoas, enquanto a teleobjetiva segue o padrão normal de lente. Ela tem f/2.4.
Diversos recursos aumentam as possibilidades do que é possível fazer com a câmera. O modo slow-motion, por exemplo, consegue capturar 960 quadros por segundo. O telefone converte as imagens em GIFs, para que o usuário envie o resultado final para os amigos. A diretora de marketing para dispositivos móveis, Loredana Sarcinella, destacou que a câmera lenta dá maior dramaticidade para vídeos perfeitos de compartilhar no Instagram Stories e ferramentas similares.
O AR Emoji transforma o rosto do usuário em uma imagem em três dimensões. Depois disso, o boneco virtual faz diversas poses que também são convertidas em divertidos emojis, para transmitir em aplicativos de chat, como WhatsApp e Facebook Messenger. A ferramenta que vem instalada de fábrica lembra o aplicativo Bitmoji, tão popular no Brasil.
A câmera frontal do Galaxy S9 produz imagens em 8 megapixels.
Fonte: TT