Como o Facebook é mundialmente conhecido por ter milhões de usuários, acaba sendo alvo principal para os hackers – que procuram descobrir o login de acesso dos usuários, podendo usar as identidades das vítimas e espalhar vírus através de seus perfis. Separamos uma lista com os seis principais métodos usados pelos hackers e medidas que você pode utilizar para se proteger:
- Celulares hackeados: Um smartphone infectado com algum software de espionagem pode sofrer ação dos hackers. Para isso não acontecer, garanta um antivírus de segurança em seu aparelho e procure não instalar aplicativos de fontes desconhecidas.
- Logout: Se você deixar seu Facebook aberto em locais públicos, é uma grande chance para terceiros obterem e modificarem suas informações. Lembre-se sempre de efetuar o logout em suas redes sociais.
- Hackear o e-mail: Ao invés de roubarem o seu login na rede social, muitos hackers optam por invadir sua conta no e-mail e logo após modificam sua senha. Uma das melhores formas para evitar que isso aconteça, é ativar a autenticação por duas etapas em suas contas, e reforçar suas senhas o máximo que puder.
- Roubo de sessões: Este ataque é mais comum em redes compartilhadas e acontece quando um hacker intercepta a transmissão de dados entre o usuário e um site que é feito em uma conexão insegura (sem https). Com isso é possível roubar as informações de acesso e usá-las para acessar a conta da vítima. Uma dica para evitar esse tipo de problema, é evitar fazer login em sites não confiáveis.
- Senhas salvas no navegador: Os navegadores atuais possuem sistemas que salvam senhas automaticamente. Se o seu computador for hackeado, estas informações podem ser furtadas e usadas para acessar suas contas em redes sociais. O ideal é nunca salvar senhas no navegador.
- Ataques de phishing: Esse método é um dos tipos de ataques mais comuns para roubar contas de Facebook. Essa tática consiste em usar páginas com endereços falsos (URLs, links) que levam os usuários a inserirem suas credenciais de acesso. Evite usar seu login da rede social em dispositivos estranhos, use navegadores que identificam páginas falsas, como o Chrome.
Fonte: techtudo
Deixar um comentário
Você precise estar logged in para postar um comentário.